desenho de maquetes eletrônicas usando a ferramenta autocad 3d e o sistema calco.

Cunha, José Filho S.1(IC); Carvalho, Roberto C. 1(O)

jfdsc@hotmail.com

1Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de São Carlos

 

            Este trabalho visa o desenvolvimento de rotinas em linguagem Lisp usando o software AutoCAD, que auxiliem no desenvolvimento de maquetes eletrônicas das edificações considerando os aspectos estruturais e as imposições arquitetônicas no ambiente 3D. A rotina pede entrada de informações para confecção da maquete e também geram dados que posteriormente pode ser utilizado em outros programas de cálculos estruturais e até mesmo em rotinas posteriores. Para isso, bastam comandos de leitura dos arquivos gerados e gravados. O trabalho no geral abrange sete rotinas as quais cinco já foram desenvolvidas pelo aluno Henrique Raimundo, que de certa forma foram adequada para a confecção da maquete. As rotinas desenvolvidas por Raimundo não tinha interesse no ambiente 3D e sim na fôrma e no pórtico da estrutura. Com as rotinas já desenvolvidas foram acrescidas mais duas rotinas. O funcionamento, ou a operação do programa consiste na entrada de dados pedidos ao operador pela rotina, que na seqüencia correta forma o projeto no ambiente 3D, a rotina inicial serve para identificar as projeto em elaboração, nesta rotina são pedidos ao operador o nome da obra e a resistência do concreto. Posteriormente e carregada à segunda rotina a qual e pedida ao operador a quantidades de níveis na edificação as respectivas alturas, carga acidental e sobrecarga. A terceira rotina pede então a inserção dos eixos a qual o operador informa a quantidade de eixos paralelos a x e y, a máxima distancia dos mesmos e a distancia entre todos os eixos. A quarta rotina pede a inserção dos pilares nas intersecções entre eixos, nesta o operador informa a dimensões da seção dos pilares e por fim a posição. Gerado os pilares pede se então as formas da estrutura, quinta rotina, nesta o operador insere primeiramente as vigas informando os dados referentes as seções de cada viga, posteriormente a definição das lajes informando a espessura e por ultimo a entrada das paredes. A sexta rotina, acrescida, e carregada para a leitura de dados gerados pelas rotinas anteriores e desta forma confeccionar a estrutura tridimensional, nessa rotina eliminou-se a modulo referente às paredes. Para finalizar a maquete desenvolveu a ultima rotina a qual limitava a criação das paredes e inserção das esquadrias nas mesmas. No desenvolvimento das paredes o software pede como informação a espessura e os pontos de inserção da parede, a qual cabe o usuário informar o pilar inicial e final e também a viga clicando sobre as respectivas fôrmas para no caso de paredes entre pilares. Para paredes que não se encontram entre pilares basta o operador informar o ponto inicial e final da parede. O resultado final e uma maquete tridimensional com qual o operador pode ver a diversas vistas e ainda cortes facilitando a interpretação do projeto e conseqüentemente a minimização de erros e também como resultado gera arquivos ".txt" com dados acerca da estrutura (pilares, vigas, lajes e paredes). Com estes dados e com programas de cálculo grelha0 e pórtico0 já desenvolvidos pode se calcular esforços solicitantes e deslocamentos (pelo método dos deslocamentos) de grelhas ou pórticos tridimensionais compostas de barras prismáticas e pode ser usado para analisar pavimentos de edificações e construções em geral.

CNPq

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18., 2010, São Carlos.

Anais de Eventos da UFSCar, v. 6, p.  , 2010