Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Metodologia
O curso é realizado na sede da UFSCar,
em locais dotados de infra-estrutura e equipamentos áudios-visuais (retro-projetor,
TV e data-show). Como apoio, os alunos utilizam também a biblioteca UFSCar
(Biblioteca Comunitária - BCo). O curso possui 19 disciplinas e um Trabalho
Final (monografia), com uma carga horária total de 396 horas (excetuando-se
a monografia). Ele é ministrado por meio de aulas expositivas, trabalhos/exercícios
práticos, visitas técnicas e a realização da monografia
por cada um dos participantes, sobre um tema relacionado à gestão
ambiental.
As disciplinas são trabalhadas de forma integrada, ressaltando-se sempre os conceitos e aspectos comuns ou correlatos. Com isto, visa-se interrelacionar os respectivos conteúdos e fazer com que os alunos tenham sempre uma visão e abordagem sistêmicas da gestão ambiental.
A integração entre a teoria e a prática é feita por meio de exercícios que procuram abordar ou ilustrar situações reais, por estudos de caso e por visitas de campo a aterro sanitários, projeto de reflorestamento, indústria, estação de tratamento de esgotos, etc. Além disso, o tema da monografia, a ser definido pelo aluno com o auxílio dos professores, poderá abordar um aspecto ou situação vivenciada por ele em sua vida profissional, dando um objetivo prático e útil ao seu trabalho.
Interdisciplinaridade
Conforme já mencionado no Item anterior, a abordagem das disciplinas é feita sempre forma integrada, correlacionando-se os diversos assuntos/conteúdos, no sentido da interdisciplinaridade.
Algumas disciplinas, como Gestão do espaço urbano/uso e ocupação do solo - Zoneamento ambiental, Gestão integrada de recursos hídricos/bacias hidrográficas, Sistemas de gestão ambiental - ISO 14001, Avaliação de impactos ambientais e Sistemas de informações geográficas (SIG) aplicados ao planejamento e gestão ambiental, são disciplinas de síntese, onde os conteúdos das outras disciplinas são trabalhados em conjunto, visando-se a interdisciplinaridade, necessária a qualquer sistema de gestão ambiental.
Este processo pedagógico é facilitado pela experiência de mais de dez anos no Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Engenharia Urbana (PPG-EU), cujo objeto de ensino e pesquisa abrange de forma integrada as áreas de Transportes, Urbanismo, Geotecnia, Saneamento e Meio Ambiente.